A etapa de pintura sempre gera dúvidas em relação a correta aplicação de cada tipo de tinta. Pontos simples devem ser observados na hora de escolher um tipo de tinta, como:
Residência ou comércio
Ambiente interno ou ambiente externo
Parede de alvenaria ou gesso
A partir dessas respostas você já consegue escolher a tinta adequada e sua aplicação, podendo ser uma tinta acrílica, látex, epóxi ou lavável.
A tinta látex ou pva é muito utilizada na pintura de parede e teto, a tinta látex deve ser empregada somente em ambientes internos Fácil de aplicar e com rápida secagem, o produto não exala odores fortes. Além disso, é solúvel na água. Proporciona acabamento fosco para superfícies de gesso e drywall ou alvenarias com massa corrida.
As tintas são à base de resina acrílica, esse componente é responsável por torná-las mais resistentes, permitindo seu uso em áreas externas e molhadas.
O acabamento pode ser fosco, acetinado ou semibrilho — esse último exige a limpeza frequente da parede, pois destaca possíveis imperfeições do substrato. A higienização é realizada com água e detergente neutro.
Existe ainda a tinta acrílica “Econômica”, indicada somente para usos internos.
Tinta epóxi
A tinta epóxi tem como características principais a durabilidade e a resistência. Com isso, é ideal para locais com níveis elevados de umidade ou com presença de água, substâncias químicas e elementos abrasivos. Pode ser especificada para a pintura de parede, pisos de garagens e superfícies de empreendimentos comerciais ou industriais. Tem acabamento fosco ou brilhante
A tinta lavável é um produto acrílico solúvel em água. Após sua aplicação, resulta num filme resistente, com visual acetinado e que evita a aderência da sujeira, além de repelir líquidos (não mancha facilmente). Tais propriedades a tornam muito interessante para ambientes que precisam ser lavados com frequência, como cozinhas ou espaços que recebem crianças.
As principais marca de tintas acrílicas e látex são: Coral, Suvinil e Eucatex.